quinta-feira, 16 de junho de 2011

Da Assembléia do dia 14/06/11

Primeiramente peço a gentileza de me perdoarem pela demora na postagem prometida a respeito de notícias da Assembléia na praça Tubal Vilela mas outras atividades laborativas (que sem as quais não conseguiria trazer o $$$ suficiente para pagar as contas da família) e questões de ordem pessoal me impediram de cumprir com o objetivo de postar o mais rapidamente possível os detalhes do que lá fora discutido.

Pois bem, a primeira avaliação preliminar é que fora tímida, a Assembleia infelizmente contou com uma presença pouco expressiva dos profissionais da educação de nossa cidade. Talvez pela ansiedade de luta e pela vontade de que todos se engajem juntos neste mesmo ideal tenha eu sentido que poderia se ter mais colegas nossos ao nosso lado, por outro lado, é certo também que a praça também é um local grande e que isso pode ter contribuído com a sensação de que participaram poucos profissionais da educação.

Vejamos agora os lados positivos:
     1 - É certamente o que deve ser citado primeiro, o Sindute argumentou que já deu início à ação coletiva exigindo o pagamento imediato do Piso Salarial da categoria. Ótimo, era uma grande dúvida de vários servidores e está devidamente esclarecida, sim, após o STF "bater o martelo" quanto ao pagamento do Piso Salarial, isto permitiu que coletivamente pudéssemos buscar os meios jurídicos de cumprimento dessa decisão.
     2 - Ação Individual: No mesmo modelo da acima, coletiva, o Sind também distribuiu um formulário que deveria ser preenchido pelo servidor que tiver o interesse de também acionar a justiça individualmente. A grande justificativa para essa abordagem paralela é a de que para cada ação individual a justiça deverá refazer toda a avaliação da situação e criar assim uma forma de pressão coletiva quanto ao ajustamento do pagamento do referido piso.
     3 - Denúncia ao Ministério Público: O pagamento do Piso é lei, dever do Estado, dessa forma o sindicato se propôs a fazer a denúncia junto ao Ministério Público responsabilizando o próprio governador pela inobservância da exigência do pagamento legal, uma outra forma de somar força com outros órgãos de modo a permitir que o pagamento regulamentar do piso seja garantido.
     4 - Fora deliberado também sobre a criação do Comando de Greve e seus componentes.
     5 - Uma única presença de autoridade política, o vereador da cidade Professor Neivaldo (PT) que discursou brevemente sobre a luta salarial da categoria e sobre o auxílio que ele tem trazido como contribuição a nossa causa (som, carro, entre outras coisas).
     6 - Também tímida, mas extremamente significante, houveram a presença de alunos e de representantes da comunidade vindos de escolas que - me desculpem - não consigo lembrar para prestigiá-las com a devida citação.
     7 - Não fora anunciado o número preciso de escolas em Udia em greve parcial ou total mas segundo levantamentos realizados cerca de 700 professores de nossa cidade já haviam aderido a greve e havia também o indicativo de outros mais que iriam aderir ao movimento grevista no decorrer da semana.
     8 - Foi reforçado também o lembrete de que o direito de greve é um direito do trabalhador garantido em nossa constituição e lembraram que no passado, e quem sabe agora no presente também, houveram casos de pressões realizadas pela administração da escola no intuito de "forçar" o retorno às atividades de professores grevistas, especialmente lei 100 e designados. Neste mesmo sentido fora também lembradas situações de que professores, menos informados e menos experientes, estão sendo convidados a dar suas aulas nos horários previstos dos professores grevistas como mecanismo de algumas escolas desejosas de impedir a inviabilidade das aulas em função da greve. Nem preciso lembrar da irregularidade desta conduta, especialmente da ausência de padrão ético, uma vez que negociar folga para o futuro para o professor adiantar suas aulas nos horários do professores grevistas é - no mínimo - imoral.

Enfim, penso ser estes os principais pontos discutidos, houve uma fala que motivou a organização de um novo evento a acontecer no futuro próximo, procurei a pouco no site do Sindute Udia mas ainda não fora postado nada a esse respeito.

Espero ter podido contribuir com o apresentado. Um grande abraço a todos! E vamos a luta, juntos somos muito mais fortes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário